Para suprir a demanda por profissionais e criar mecanismos que aproximem o trabalhador da qualificação gratuita, o Senac em Minas está lançando o Senac+, iniciativa voltada para empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo; sindicatos empresariais e associações de inclusão social que atendem grupos vulneráveis. O objetivo do programa é beneficiar trabalhadores do setor, pessoas em situação de vulnerabilidade social e quem não preenche os requisitos do Programa Senac de Gratuidade, ou seja, ter renda bruta dos componentes do grupo familiar dividida pelo número de pessoas não ultrapassando o valor de dois salários mínimos.
De acordo com a Pesquisa de Estudos Econômicos, contratada pela Fecomércio-MG, Sesc e Senac, existe uma carência de mão de obra qualificada para uma série de funções, o que prejudica a operação das empresas, a empregabilidade dos profissionais e a economia como um todo.
O Senac+ visa proporcionar uma maior oferta de mão de obra preparada, atendendo às demandas das empresas por profissionais atualizados e proporcionando aos alunos um acesso mais rápido ao mercado de trabalho. Além disso, propõe o maior desenvolvimento econômico e social, alinhando as necessidades e os interesses entre empresas e trabalhadores.
De acordo com Cristiane Serpa, Diretora Regional Interina do Senac em Minas, “o Senac+ visa, justamente, incluir este público, ofertando cursos de formação profissional de curta duração, de forma 100% gratuita para o aluno, por meio de uma iniciativa inédita que vai beneficiar, a um só tempo, as empresas contribuintes, os profissionais treinados e a sociedade”.
Ela explica ainda que “por ser destinado a atender às demandas por mão de obra capacitada, as associações de inclusão social, assim como as empresas e os sindicatos empresariais do Sistema Comércio serão parceiros estratégicos para o êxito novo programa”.
Como participar
As empresas, sindicatos empresariais e associações de inclusão social que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade deverão se credenciar para participar do Senac+. O regulamento completo do Programa e as documentações necessárias, estão disponíveis no Edital de Credenciamento.
Após a aprovação dos documentos do credenciado, as matrículas dos alunos serão feitas diretamente nas unidades do Senac em Minas, de forma presencial.
Oferta variada
Em 2023, serão ofertados 48 cursos nas áreas de beleza, gastronomia, gestão, moda, saúde e tecnologia. O início das aulas está previsto para junho. O portfólio disponível em cada unidade foi escolhido levando-se em conta a vocação do mercado local, aumentando, assim, a empregabilidade.