O Senac-RN, por meio da Divisão de Educação Profissional, realizou a primeira edição do “Hackathon Educador Inovador, evento que reuniu mais de 150 profissionais da educação em uma programação focada em apresentar e discutir sobre inovação e tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.
O Hackathon foi mais uma estratégia da instituição para promover a transformação digital nas metodologias pedagógicas aplicadas em sala de aula. Os educadores entraram na competição e o resultado foi a apresentação de uma série de práticas e soluções inovadoras no segmento educacional.
Para avaliar e eleger as melhores práticas, o Senac convidou especialistas em Educação. A banca foi formada pelo head da equipe de educação Microsoft, Fernando Puertas; o coordenador de Pesquisa e Inovação do IFRN, Arthur Salgado; o assessor pedagógico da Secretaria de Educação do RN, Kaio Cavalcante; e o coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovação e Tecnologias Educacionais da UFRN /IMD, Dennys Maia.
“Participar da banca foi uma experiência muito positiva porque pude ver a elaboração de projetos efetivamente inovadores que exploraram diferentes tipos de ferramentas tecnológicas. O que achei mais interessante foi o processo de construção das propostas, da experiência de colocar professores de diferentes áreas para trabalhar de forma colaborativa e pensar sobre diferentes tecnologias para elaborar uma prática inovadora que poderia ser aplicada em sala de aula daqui há três anos. O desafio os permitiu fazer um exercício de pensar em como estará o cenário da educação nesse futuro próximo e já estar preparado para ele”, destaca Dennys Maia.
Além do Hackathon, o encontro foi marcado pela interação on-line com a Sofia, a primeira Inteligência Artificial do Senac-RN. Ela estava na versão digital da Escola Técnica, disponível no Metaverso. Na ocasião, foi lançado o edital para seleção de práticas inovadoras que serão publicadas na segunda edição do E-book Educação Inovadora Senac RN: melhores práticas.
Outro destaque o reconhecimento dos 31 educadores do Senac-RN que obtiveram a certificação Microsoft Innovative Education Expert e a Microsoft Certified Educator, no ano passado, por meio da parceria entre Senac e Microsoft.
“Considero o Encontro de Educadores um dos nossos eventos internos mais importantes pois é focado em promover ferramentas e tendências educacionais para os próximos anos. Estamos em um momento de transformação digital cada vez mais acelerada, por isso, precisamos que nossos instrutores estejam imersos nessa realidade para conseguir inserir o uso das tecnologias na formação dos nossos alunos”, comenta o diretor regional do Senac-RN, Raniery Pimenta.