
Na noite de 21 de novembro, o presidente do Sistema Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, e o Diretor Regional do Sesc, Marconi Sousa, entregaram uma unidade Sesc totalmente requalificada e ampliada à população baiana. Desta vez o município de Paulo Afonso, a cerca de 450km ao norte de Salvador, teve sua unidade, instalada em 2007, repaginada, com destaque para o projeto de comunicação visual, inspirado na Educação, um dos principais programas trabalhados
Com investimento da ordem de R$ 10 milhões, o Sesc Paulo Afonso foi ampliado em mais de 3 mil m². Localizada na Rua Verdes Campos, em um terreno de 5.706m2, a unidade ganhou um ginásio poliesportivo com capacidade para 900 pessoas, academia com estúdio de pilates e vestiário, biblioteca, oito novas salas administrativas, sala de artes e música, laboratórios de ciências e de informática, além da modernização das instalações, entre elas do auditório, beneficiando mais de 112 mil paulo-afonsinos.
O descerramento da placa inaugural reuniu o prefeito em exercício de Paulo Afonso, Marcondes Francisco, o presidente do Sistema Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, o presidente do Sindicato do Comércio de Paulo Afonso e Região, Francisco de Assis, e o diretor regional do Sesc, Marconi Sousa. Muito prestigiada por empresários da região e pelo Poder Público, a reinauguração contou com as presenças de representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Educação do Estado, José Carlos dos Santos Oliveira e Marcos Antônio Queiroz Pires, respectivamente. Além do prefeito, marcaram presença os secretários municipais de Educação, Infraestrutura, Saúde e Desenvolvimento Social.
O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, ressaltou que foi a primeira vez que esteve na unidade e que ficou encantado com o resultado: “O Sesc é um presente de Deus para o povo da minha cidade”, exclamou, reconhecendo a contribuição de excelência da instituição para a educação de crianças, jovens e adultos paulo-afonsinos.
O presidente Kelsor Fernandes declarou que “a expansão física das Unidades do Sesc no Estado faz parte da Política de Interiorização da sua gestão e tem como objetivo ofertar serviços nas áreas de Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência para os Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e seus dependentes”.
O Sesc Paulo Afonso desenvolve o projeto Sesc Ler do Departamento Nacional Sesc, que visa alfabetizar jovens e adultos por meio da criação de centros educacionais de caráter interdisciplinar e educativo.
Para o diretor regional Marconi Sousa, crianças e jovens encontram no Sesc um ambiente que promove o desenvolvimento integral, respeita as identidades culturais e os valores éticos e de cidadania. “A ampliação e reforma do Sesc Paulo Afonso visa fortalecer ainda mais a atuação educativa do Sesc e seu compromisso em contribuir com a qualidade da educação, elevar o nível de escolaridade da população e democratizar o acesso aos bens educacionais. A unidade tem um trabalho de excelência didático-pedagógica, que integra os objetivos curriculares com as realidades socioculturais de cada aluno e sua comunidade”, explicou Marconi.