Sistema Fecomércio-RO investe em biodigestores para reduzir resíduos, gerar biogás e biofertilizante, promovendo a sustentabilidade.
O diretor de Programas Sociais do Sesc em Rondônia, João Daniel, apresentou durante o Tech Connect do Senac, um projeto inovador no estado voltado à sustentabilidade. Todas as nove unidades do Sesc em Rondônia possuem biodigestores, que transformam sobras de alimentos em biogás e biofertilizante. O biogás é reutilizado nos restaurantes, e o biofertilizante é doado a pequenos agricultores.
“Este projeto-piloto elimina 600 quilos de resíduos orgânicos por mês, gera 40 mil litros de biofertilizante para a agricultura familiar e 7 horas diárias de biogás, reduzindo quase 3 toneladas de metano por ano”, destacou Daniel.
Além de sua aplicação prática, o projeto serve como ferramenta educativa. O Sesc Escola envolve alunos e escolas da rede pública, promovendo a conscientização ambiental.
Raniery Araújo Coelho, presidente da Fecomércio-RO, ressaltou que o projeto fortalece o Programa Ecos, criado pela Condeferação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que visa promover ações sustentáveis nas entidades do Sistema Comércio. O programa atua de forma integrada com os departamentos nacionais do Sesc e Senac.