A edição de Teresópolis do 6º Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional, reuniu, no último dia 20/08, no Hotel Sesc Alpina, cerca de 300 participantes entre autoridades, empresários, estudantes do Sesc/Senac e profissionais de diversos segmentos relacionados ao turismo, além de caravanas vindas das cidades de Guapimirim e Nova Friburgo. O evento também contou com espaço para empresas dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar e fornecedores locais.
Na abertura, o anfitrião Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) agradeceu à Fecomércio-RJ, Sesc e Senac pelo apoio aos Encontros Fluminenses e pelo incremento, através de diversas iniciativas, à cultura e ao turismo no estado. Ele também saudou a Sincomércio, o Teresópolis Convention & Visitors Bureau e o Polo Gastronômico de Teresópolis pela parceria decisiva para a realização do encontro.
“Nossa intenção ao realizar os Encontros FBHA no interior do estado do Rio de Janeiro é integrar os principais agentes do turismo da região com o Sistema Comércio, as entidades de classe e os profissionais dos segmentos de turismo, hospedagem e alimentação fora do lar em torno de projetos e ações conjuntas em prol desses setores, além de trazer informações e novidades que vão ajudar o empresário no dia a dia de suas empresas. Em 2024, vamos ainda estender essa conectividade para Campos dos Goytacazes e Armação dos Búzios ”, afirmou Sampaio.
Beth Mazzi, secretária de Turismo de Teresópolis, em sua fala, destacou a relevância que o setor tem para a região e a importância de reunir associações e empresas de diversos segmentos que interagem com o turismo em torno do desenvolvimento social e econômico que ele pode proporcionar.
Já Vânia Baddini, presidente do Polo Gastronômico de Teresópolis, ressaltou a interligação entre gastronomia e hotelaria e seu papel na indústria de turismo, além do valor para os empresários e profissionais de Teresópolis e cidades vizinhas da ampliação do networking e da integração e estreitamento dos laços comerciais entre fornecedores e compradores da região.